14 e 15 de maio de 2016 » Das 10h às 17h
Veja as fotos do evento de lançamento da FLIST para a imprensa e convidados
Programação Sábado | Programação Domingo


a FLIST

Em 2016, a Festa Literária de Santa Teresa – FLIST acontece no Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas e no Centro Cultural Municipal Laurinda Santos Lobo, com uma programação diversificada e as atividades gratuitas para o público. A literatura é a personagem principal e vai conversar com outras artes: pintura, teatro, dança, música e atividades circences.
No Parque das Ruínas, há dois espaços exclusivamente para crianças: a Biblioteca Infantil no Picadeiro (leituras de histórias, além dos livros para serem manuseados e lidos) e o Túnel do Tempo, na parte baixa do Parque (contações de histórias, performances de ilustradores e bate papos sobre livros e autógrafos). E ainda a Tenda CEAT, no Mirante, com atividades para as crianças.
Para os jovens e os adultos, há atividades no Auditório no interior das Ruínas (peças de teatro e apresentações musicais), na Galeria das Ruínas (homenagens aos autores e debates sobre livros e literatura), no Café Literário, no Mirante (bate papos com autógrafos de livros e mesas redondas). As homenagens a Nei Lopes e André Neves serão seguidas de sessão de autógrafos.
Ao final de cada dia, o público é convidado a se confraternizar com as apresentações musicais, no Palcão. Passeie os olhos pelas exposições que estarão no Interior das Ruínas, nas Varandas, na Galeria das Ruínas e nos espaços onde você menos esperar.
No Laurinda Santos Lobo, as atividades vão acontecer no Auditório (apresentações teatrais e encontos), na Sala Multilinguagens (bate papos e pequenas palestras) e nos Jardins/Varanda (atividades para as crianças, contações de histórias, bate papos sobre livros e a Saideira no domingo). Dias 14 e 15 de maio, Santa Teresa se veste de literatura!

o CEAT

Uma das iniciativas do CEAT é a Festa Literária de Santa Teresa – FLIST, que conta com o patrocínio da Prefeitura do Rio de Janeiro. A Secretaria Municipal de Cultura é nossa parceira desde a primeira edição. E contamos ainda com os apoios e parcerias da Riotur, Secretaria Municipal de Educação, editoras e livrarias.
A realização da FLIST é uma importante estratégia de incentivo à leitura e uma proposta de reflexão sobre a formação do leitor e as práticas leitoras na contemporaneidade.
Nas edições da FLIST consagramos autores e propomos atividades leitoras interdisciplinares. Em 2016 homenageamos o ilustrador e escritor André Neves e o escritor e compositor Nei Lopes. E prestamos um tributo a Ariano Suassuna.
Queremos compartilhar com o grande público uma programação variada com palestras, exposições, oficinas e apresentações.
Estão todos convidados a se apaixonarem pela Literatura!

Emília Maria Fernandes
Diretora do CEAT