Encontro de Integração – 2017

No dia 1º de abril, organizamos um encontro de integração na escola! As famílias de nossos alunos tiveram a oportunidade de se conhecerem e se reverem.

Fizemos algumas atividades para as crianças, que também se divertiram muito.

Esperamos que este encontro tenha sido o início de muitos outros entre as famílias!

Ensino Fundamental I

Do 1º ao 4º ano

Ao ingressarem no Ensino Fundamental I, as crianças estão às voltas com muitas mudanças que envolvem aspectos físicos, cognitivos e afetivos. O olhar curioso para o mundo ganha gradativamente a intencionalidade de compreender tudo que as cerca. Há um movimento cada vez maior na busca de soluções para os desafios propostos no cotidiano.

Socialmente, elas constroem a compreensão de que as outras pessoas podem chegar a conclusões diferentes das suas e, como consequência, elas estão preparadas para perceber a necessidade de validação dos seus pensamentos. A capacidade de argumentação, com o tempo, passa a ser o suporte principal desta verificação. Há também o progresso sistemático da cooperação, que se revela, por exemplo, na compreensão das regras, nos jogos infantis. Novas possibilidades se abrem para uma melhor adaptação ao mundo social.

Considerando estas características infantis, nossa proposta pedagógica tem como objetivo possibilitar que, no ambiente escolar, o aluno desenvolva suas competências socioafetivas e cognitivas em paralelo à construção da autonomia e autoria de pensamento.

O trabalho pedagógico nas diferentes áreas do conhecimento organiza-se a partir de atividades significativas, que geralmente iniciam-se com a proposição de um problema, uma questão, um desafio, oferecendo aos alunos a possibilidade de refletir e buscar novas informações que dêem conta da situação proposta. Assim, as crianças elaboram hipóteses e estratégias pessoais que posteriormente são socializadas e discutidas por todos, visando a sua participação ativa na construção do conhecimento.

Os projetos pedagógicos são elaborados levando em conta a interdisciplinaridade das diferentes áreas do conhecimento, buscando oportunizar ao aluno experiências reais que possibilitem prazer, envolvimento e responsabilidade na construção da própria aprendizagem.

O currículo consta de nove disciplinas: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Inglês, Artes Plásticas, Música e Ed. Física. Estas áreas de trabalho são enriquecidas com atividades desenvolvidas no Biblioteca e nos Laboratórios de Informática e Ciências e em ambientes externos, com a realização de estudos do meio, visitas a museus, exposições e passeios.

Parte indispensável ao nosso trabalho é a parceria que temos com as famílias: realizamos reuniões coletivas, individuais e encontros temáticos que trazem para discussão questões relacionadas à educação e às demandas da contemporaneidade.

Assim, acreditamos estar formando sujeitos críticos, reflexivos, sintonizados com as questões socioculturais e que terão a possibilidade de realizar com competência e sensibilidade escolhas futuras que possam auxiliar na promoção de uma sociedade mais humana e justa.

Informações básicas:
Nosso horário é no turno da tarde, de 13h às 18h.
Temos 09 turmas, sendo duas de cada série.

Nossa equipe: 

  • 01 coordenadora pedagoga
  • 02 auxiliares de coordenação

1ºano (3 turmas):

  • 1 professor titular
  • 1 professor auxiliar
  • 1 professor integrador para cada turma

2º ano (2 turmas):

  • 1 professor titular
  • 1 professor auxiliar
  • 1 professor integrador para cada turmas 

3ºano (2 turmas) :

  • 1 professor titular
  • 1 professor auxiliar
  • 1 professor integrador para a série

4ºano (2 turmas) :

  • 1 professor titular
  • 1 professor auxiliar
  • 1 professor integrador para a série
  • 01 professora para as disciplinas de Matemática, Ciências, História e Geografia

PROFESSORES ESPECIALISTAS

  • 02 Professores de Música
  • 01 Professora de Artes Visuais
  • 02 Professoras de Educação Física
  • 02 Professores de Inglês
  • 01 Professor do Laboratório de Ciências
  • 01 Professora do Laboratório de Informática
  • 01 Professor da Biblioteca
  • 01 Professora  de Língua portuguesa( 4°ano)
  • 03 atendentes

Queremos, para nossos alunos, uma ampla formação cultural, sensibilidade e capacidade para lidar com a pluralidade e a diversidade, responsabilidade pessoal para com suas ações, bem como flexibilidade diante do novo e preparo para o trabalho em equipe.