Como contribuir para a formação da criança leitora?

Se você é um adulto que gosta de ler, certamente pode se reportar ao início da sua experiência com os livros: a memória de uma voz suave e afetiva contando uma história na hora de dormir; idas à livraria; o livro chegando até você como um presente, numa data especial…
Quando a criança entra na escola, também precisa encontrar um espaço pensado para que essa relação com a leitura possa ser potencializada e vivida de forma prazerosa. Um acervo variado e criteriosamente escolhido; a organização de Ciranda de Livros; pessoas que valorizem a leitura e que a façam apaixonadamente para as crianças, numa atmosfera cheia de imaginação e aventura são apenas algumas das iniciativas que podem contribuir para a formação da criança leitora!
Recentemente recebemos de uma mãe de nossa escola, Valéria Lobão, um vídeo que nos encheu de alegria e emoção: Leo, seu filho, na época com 3 ou 4 anos, recontando uma história: Dona Marta Lagarta, escrita por Lia Dalva Jacy Grosso. Puxando o fio da memória, lembramos que esse livro fez muito sucesso entre as crianças da turma do Leo e que conseguimos contactar a autora, convidando-a para um chá com biscoitos (feitos pelos pequenos!). Com ela e a turminha vivemos uma tarde de autógrafos, agradável e divertida, e que deixou uma lembrança afetiva, muito significativa para todos nós!
Aqui fica a nossa homenagem à autora e o agradecimento ao Leo e à sua mãe, que dividiram conosco essa recordação tão preciosa!