a

Período Integral

Direção

Lucas Hippolito
Sergio Drago

A Educação Integral é um projeto político-pedagógico do campo progressista da Pedagogia que há décadas se busca construir em nosso país, inclusive como uma das estratégias para a superação de nossas desigualdades sociais. Muito mais do que uma modalidade de ensino em tempo integral, a Educação Integral pretende proporcionar uma formação que abarque os diversos aspectos da vida em sociedade. Sem abandonar os conteúdos curriculares básicos, e se aproveitando ao máximo do tempo e do espaço escolar, volta-se à formação para a cidadania, a sociabilidade, o pensamento crítico, o acesso à cultura e o desenvolvimento de habilidades técnicas e artísticas as mais diversas

Assim, de pleno acordo com o projeto político-pedagógico do CEAT, foram desenvolvidas diversas iniciativas em nossa escola com vias a alcançarmos o objetivo de sermos uma escola de Educação Integral. Sabemos que a opção da modalidade em tempo integral não atende aos interesses de todas as famílias, e por isso nossos segmentos não são obrigatoriamente integrais, mas também sabemos que muitas famílias anseiam pela possibilidade de seus filhos ficarem os dois turnos na escola, aproveitando ao máximo de nosso projeto.

Assim, seguem abaixo as linhas básicas para o Período Integral em 2024, para atender à Educação Infantil e ao Ensino Fundamental I:

Eixos político-pedagógicos:

Tendo em vista o objetivo efetivo de oferecer uma Educação Integral, e não ser apenas uma modalidade de tempo integral, o projeto se baseia nos seguintes eixos:

  • Cultura popular
  • Educação ambiental
  • Leitura e escrita

Atividades:

  • Atividades artísticas (cultura popular, trabalhos com sucata, roupas, pigmentos naturais)
  • Atividades corporais (capoeira, acrobacia, dança)
  • Atividades acadêmicas complementares
  • Atividades cotidianas (brincadeiras no platô, banho, almoço, sono/repouso)

O CEAT Integral também atende a crianças não matriculadas na escolaridade.

CEAT Integral da manhã

(Educação Infantil e Ensino Fundamental I):

O Integral da manhã funciona de 7h30 a 12h30. São duas turmas divididas por faixa etária: uma para crianças da Educação Infantil (a partir de grupo 2) e 1ª série do Ensino Fundamental I e uma para estudantes da 2ª à 4ª série do Ensino Fundamental I. A cada dia, estão previstas duas atividades ou oficinas específicas, desenvolvidas de acordo com a faixa etária: Artes da Terra, Artes Plásticas, Brincadeiras Populares, Brincando na Cozinha, Capoeira, Acrobacia, Robótica e Tecer Histórias. Ademais, teremos momentos diários de acolhimento no início da manhã, de estudo dirigido (apenas para o Ensino Fundamental I), de passeio pelo platô e diversos espaços da escola, além de banho, almoço e descanso. Para isso, teremos uma equipe própria do Período Integral, contando com uma coordenação, professoras de turma e de oficinas e educadoras.

Seguem abaixo os horários e atividades para as duas turmas:

São oferecidas três possibilidades de frequência (2, 3 ou 5 vezes por semana) e duas possibilidades de entrada (7h30 ou 9h30). Haverá, ainda, a possibilidade de dias extras, avisados com antecedência, pelo valor da diária. Os custos de alimentação ficarão por conta das famílias junto à cantina, com o valor do almoço a quilo.

Seguem abaixo os valores de mensalidade, de acordo com as opções de horário e frequência, e da diária. Lembrando que não é cobrada taxa de antecipação de anuidade para o Período Integral e são cobradas mensalidades a partir de fevereiro, sendo que nos meses de fevereiro,  julho e dezembro, devido à redução de dias letivos, será cobrada a metade da mensalidade ordinária.

CEAT Integral da tarde (Ensino Fundamental II):

O Integral da tarde funcionará de 13h às 15h30. Serão abertos três grupos divididos por faixa etária do Ensino Fundamental II: um para estudantes do 5º e 6º anos e outro para 7º, 8º e 9º anos. A cada dia, iniciaremos com um tempo de Estudo Dirigido e estão previstas duas oficinas específicas: Laboratório de Ciências, Teatro Musicado, Robótica, Capoeira, Gastronomia, Produção Audiovisual, Acrobacia, Games e Astronomia. Para isso, teremos uma equipe própria do Período Integral, contando com uma coordenação e todos os tempos serão ofertados por profissionais com formação e experiência em suas respectivas áreas.

Seguem abaixo os horários e atividades para as duas turmas:

Haverá quatro possibilidades de frequência (2, 3, 4 ou 5 vezes por semana, sempre de 13h a 15h30). Seguem abaixo os valores de mensalidade, de acordo com as opções de frequência, e da diária. Haverá, ainda, a possibilidade de dias extras, avisados com antecedência, pelo valor da diária. Os custos de alimentação ficarão por conta das famílias junto à cantina, com o valor do almoço a quilo. Lembrando que não é cobrada taxa de antecipação de anuidade para o Período Integral e são cobradas mensalidades a partir de fevereiro, sendo que nos meses de fevereiro, julho e dezembro, devido à redução de dias letivos, será cobrada a metade da mensalidade ordinária.

Fale com a coordenação do Período Integral

Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.
Abrir conversa
1
💬 Precisa de ajuda?
Escanear o código
Olá, como podemos ajudar?