Proposta pedagógica

Ao descrever a proposta pedagógica do CEAT é preciso que, inicialmente, se faça menção ao fato dessa escola se constituir numa sociedade de trabalhadores. Essa característica marca necessariamente as relações que se estabelecem entre os que aqui trabalham, os quais mantêm um vínculo de grande comprometimento com esse espaço institucional.

O trabalho em sala de aula, o contato do aluno com os professores e funcionários da escola e o contato com as famílias refletem o princípio básico do diálogo, do respeito e do acolhimento à fala do outro, mesmo que nem sempre se possa atender a todas as demandas surgidas no debate. Essas características vêm reforçar os dois princípios fundamentais do nosso projeto pedagógico: a construção do conhecimento de forma crítica e significativa e a formação de valores. Procura-se, então, aproximar os conteúdos programáticos do universo do aluno, desafiando-o a ser autor do seu processo de aprendizagem. Da mesma forma, priorizam-se as atividades escolares que geram situações de reflexão da realidade, de compromisso, de posicionamento ético, de solidariedade, de observação atenta, visando à participação cidadã.

Como se trata de uma escola que abrange desde a educação infantil ao ensino médio, há uma preocupação em se garantir a adequação e atualização permanentes dos projetos pertinentes a cada fase da escolaridade. Isso aponta para um trabalho de formação continuada de todos os integrantes da equipe pedagógica: direção, coordenação, corpo docente.