Quem somos

O Centro Educacional Anísio Teixeira foi fundado em 1969, como filial da Escola Pueri Domus de São Paulo. De 1969 a 1975, funcionou no bairro do Jardim Botânico, com classes de Maternal à 4ª série, intitulando-se Pueri Domus-Rio.

Em 1975 abre-se a primeira classe de 5ª série (antigo ginásio), e em 1976 a escola muda suas instalações para Santa Teresa, em virtude do aumento do número de alunos. E até hoje ocupa o prédio de um castelo de estilo florentino, localizado em plena Floresta da Tijuca.

Nessa ocasião, apenas no aspecto legal a vinculação com São Paulo permanecia, já que, no que no aspecto da linha pedagógica adotada, havia total autonomia. Isso foi determinante para a sociedade entre as diretorias das escolas do Rio e São Paulo se desfizesse, o que ocorreu definitivamente em 1979.

Como consequência dessa emancipação, a escolha de um novo nome se impôs e, em 1981, a escola passa a se chamar Centro Educacional Anísio Teixeira, em homenagem ao grande educador brasileiro que sempre inspirou os ideais democráticos de educação para todos. O CEAT continua, a partir desse momento, a se constituir numa escola privada.

Em 1984, é fundado o Ensino Médio com alunos e professores oriundos de um movimento político educacional, que ficou conhecido com vigília. No mesmo ano, como culminância de um processo de discussões internas, orientadas pela mentora desse projeto, Therezinha Gonzaga Ferreira, a escola cria uma nova identidade, transformando-se numa sociedade sem fins lucrativos, gerida pelos seus funcionários.

Dessa forma, até a presente data, o CEAT mantém o seu projeto político-pedagógico sempre batizado em relações democráticas entre todos os que aqui trabalham e constroem essa proposta educacional.

Direção
Emília Maria Fernandes
direcao@ceat.org.br